Objetivo: Habilitar os participantes para o entendimento e utilização da metodologia de Análise e Solução de Problemas. Agregar conhecimentos que venham a facilitar a prática em relação a análise e solução dos problemas relacionados a tomada de ações corretivas e preventivas para o processo de obtenção/manutenção da certificação ISO9001.
Proporcionar ao participante competência para a melhoria contínua como forma de aprimorar as práticas de gestão e os padrões de trabalho em suas organizações.
Carga Horária: 12 horas
Programa
1. Introdução do MASP/PDCA – Melhoria Contínua
2. Definição do MASP
3. Integração do MASP / PDCA
4. Aplicação da metodologia (Etapas do Problema x Ferramentas da Qualidade)
5. Matriz GUT
6. Lista de Verificação
7. Diagrama de Pareto
8. Histograma
9. Brainstorming
10. Diagrama Seqüencial
11. Diagrama de Causa e Efeito
12. Técnica dos 5 Por Quês
13. Plano de Ação (5W2H)
14. Exercícios de aplicação com o uso da metodologia e das ferramentas da qualidade