Formação de auditores internos da qualidade conforme NBR ISO 9001:2015

Objetivo: Este treinamento foi desenvolvido para qualificar equipes de auditores internos quanto aos conceitos e interpretações abordadas pela NBR ISO 9001:2015, deixando-os aptos a entender os requisitos normativos, suas formas de implantação e sistemáticas de controle e capazes de desenvolver atividades relacionadas às auditorias internas com eficiência e comprometimento.

Este curso tem como diferenciais:

– Aplicação de uma linguagem direcionada e com exemplos práticos de auditorias internas e externas.

– Abordagem diferenciada, focando resultado do negócio através da ISO 9001:2015 e não somente o entendimento de requisitos para certificação.

– Experiência do instrutor em auditorias de certificação dos mais diversos segmentos.

Carga horária: 20 horas

Programa

MÓDULO I – INTRODUÇÃO, HISTÓRICO E CONCEITOS: Aborda: a origem do sistema ISO, histórico, conceitos relacionados, termos e definições atualmente utilizados e inseridos na nova versão normativa.

MODULO II – A NBR ISO 9001:2015 – APRESENTAÇÃO E ESTUDO: Apresenta todos os capítulos da norma, enfocando suas particularidades, pontos específicos, critérios práticos, finalidades do requisito e pontos de “alerta”, sob o ponto de vista do auditor (alterações comentadas da nova versão).

MÓDULO III – ETAPAS DA AUDITORIA E ATUAÇÃO DA EQUIPE DE AUDITORES: Aborda desde o planejamento das auditorias, a comunicação, a execução, registros aplicados e o acompanhamento dos resultados, bem como as competências aplicadas ao auditor interno, seu perfil e conduta durante a realização das auditorias.

MÓDULO IV – ESTUDOS DE CASOS / EXERCÍCIOS PRÁTICOS: Desenvolve exemplos de casos ocorridos em auditorias, através de trabalhos em grupo, e exercícios práticos.