Sumário do Quiz
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Information
A gestão empresarial é feita por meio da aplicação de políticas internas, ações e estratégias necessárias para o bom funcionamento dos processos, com o objetivo de agregar resultados positivos, conduzir com harmonia a atividade empresarial, demonstrar e transparecer os objetivos da organização, entre outros fatores importantes para a continuidade do negócio. Um modelo de gestão empresarial deve ser constituído a partir dos princípios e das atividades de cada processo, buscando sempre estar alinhado aos objetivos estratégicos norteadores.
Pensando nisso, a QualiSul disponibiliza a você uma ferramenta prática e objetiva para a avaliação da Gestão de sua Empresa. A mesma esta constituída por 7 módulos contendo 4 questões em cada módulo. Basta apontar o nível em que sua empresa se encontra diante das questões apresentadas e ao final você terá acesso a uma nota que remeterá para um parecer qualitativo quanto ao grau de gestão atual, bem como o direcionamento quanto a ação recomendável para o devido aperfeiçoamento necessário.
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Olá , sua empresa obteve menos de 25% dos pontos possíveis, com este resultado podemos afirmar que seu nível de gestão é IRRELEVANTE. Deve imediatamente desenvolver ações de curto prazo para atuar frente aos pontos primordiais à sustentabilidade do negócio.
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Olá , sua empresa obteve menos de 50% dos pontos possíveis, com este resultado podemos afirmar que seu nível de maturidade do sistema de gestão é BAIXO. Possui vários pontos de vulnerabilidade. Deve rever suas práticas com o objetivo de integrar ações para o desenvolvimento de medidas mais consolidadas.
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Olá , sua empresa obteve mais de 50% dos pontos possíveis, com este resultado podemos afirmar que o nível de maturidade do seu sistema de gestão é MÉDIO. Sua capacidade de adaptação a mudanças é boa, porém deve direcionar as ações para aspectos de alto impacto na gestão.
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Olá , sua empresa obteve uma excelente pontuação. Mais de 75% dos pontos possíveis. Com este resultado o nível de maturidade do seu sistema de gestão foi classificado como ALTO e deve evoluir favoravelmente. O plano de acompanhamento deve estar dirigido a manter esta posição e aperfeiçoar as práticas de gestão.
A Qualisul Gestão de Negócios oferece serviços nas áreas de Auditoria Interna para direcionamento e foco nas ações complementares, que pode lhe ajudar a manter a sua empresa no caminho certo.
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Pergunta 1 de 35
1. Pergunta
Categoria: 1. Gestão e Liderança1.1 Definição das Lideranças
A empresa estabelece organograma onde fica claro a linha de reporte e direcionamento das pessoas.
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Pergunta 2 de 35
2. Pergunta
Categoria: 1. Gestão e Liderança1.2 Atuação das Lideranças
As lideranças da empresa atuam com foco na composição de times de trabalho alinhado às estratégias organizacionais.
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Pergunta 3 de 35
3. Pergunta
Categoria: 1. Gestão e Liderança1.3 Comunicação Interna
A empresa estabelece canais de comunicação interna de forma efetiva nas diferentes áreas.
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Pergunta 4 de 35
4. Pergunta
Categoria: 1. Gestão e Liderança1.4 Desenvolvimento das Lideranças
A empresa estabelece um programa periódico de desenvolvimento das lideranças com base nas suas deficiências.
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Pergunta 5 de 35
5. Pergunta
Categoria: 1. Gestão e Liderança1.5 Capacidade de Inovação
A empresa estimula a participação das pessoas com foco na melhoria e inovação dos processos.
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Pergunta 6 de 35
6. Pergunta
Categoria: 2. Gestão Estratégica2.1 Definição das Diretrizes Estratégicas
A empresa possui a definição do negócio, visão, missão, valores, princípios e políticas de gestão.
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Pergunta 7 de 35
7. Pergunta
Categoria: 2. Gestão Estratégica2.2 Análise de Cenários
A empresa avalia periodicamente seus ambientes interno (pontos fortes e fracos) e externo (oportunidades e ameaças) com a participação das lideranças.
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Pergunta 8 de 35
8. Pergunta
Categoria: 2. Gestão Estratégica2.3 Definição das Estratégias
A empresa estabelece seus objetivos estratégicos, com indicadores de desempenho e planos de ação.
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Pergunta 9 de 35
9. Pergunta
Categoria: 2. Gestão Estratégica2.4 Análise Crítica e Tomada de Decisão
A empresa realiza periodicamente a análise de seus resultados, gerando planos de ação disseminados com os gestores
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Pergunta 10 de 35
10. Pergunta
Categoria: 2. Gestão Estratégica2.5 Revisão e Atualização
A empresa realiza revisão das estratégias de forma sistemática com envolvimento das lideranças.
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Pergunta 11 de 35
11. Pergunta
Categoria: 3. Gestão de Mercado3.1 Análise Mercadológica
A empresa possui sistemática de análise de mercado, contemplando a visão quanto a sua abrangência de atuação e estratégias de ampliação/redução nos diferentes entrantes, bem como analisa periodicamente a carteira de clientes inativos.
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Pergunta 12 de 35
12. Pergunta
Categoria: 3. Gestão de Mercado3.2 Análise Critica de Pedidos
A empresa possui critérios estabelecidos para análise critica dos pedidos antes do seu aceite, bem como sistemática de comunicação com o clientes quanto a alterações e emendas.
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Pergunta 13 de 35
13. Pergunta
Categoria: 3. Gestão de Mercado3.3 Comunicação com Clientes
A empresa estabelece canais de comunicação com os clientes e avalia quanto a sua efetividade.
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Pergunta 14 de 35
14. Pergunta
Categoria: 3. Gestão de Mercado3.4 Avaliação da Satisfação dos Clientes
Existem mecanismos para periodicamente avaliar o grau de satisfação e insatisfação dos clientes com produtos e serviços. (por exemplo, caixa de sugestão, questionários, etc.)
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Pergunta 15 de 35
15. Pergunta
Categoria: 3. Gestão de Mercado3.5 Atendimento Pós Vendas
A empresa possui mecanismos para atender as reclamações, sugestões, dúvidas e denúncias com relação aos seus produtos e serviços. (por exemplo, sistema 0800, possui uma ouvidoria, cartas respostas, etc.)
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Pergunta 16 de 35
16. Pergunta
Categoria: 4. Gestão da Informação4.1 Política institucional de comunicação interna e externa
A empresa estabelece canais de comunicação efetivos com seus profissionais internos, bem como com os seus clientes, podendo auferir os resultados quanto a efetividade dos canais utilizados.
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Pergunta 17 de 35
17. Pergunta
Categoria: 4. Gestão da Informação4.2 Fluxo de Informações
Existem um fluxo estabelecido para o desdobramento das informações de forma que contemple desde o nível estratégico, passado pelo nivel tático e chegando até o nível operacional.
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Pergunta 18 de 35
18. Pergunta
Categoria: 4. Gestão da Informação4.3 Acesso às Informações
A empresa possui critérios estabelecidos e implementados para a definição de acessos e criação/liberação/cancelamentos de senhas em seu sistema operacional.
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Pergunta 19 de 35
19. Pergunta
Categoria: 4. Gestão da Informação4.4 Infraestrutura
A empresa possui rotina estabelecida e implementada para realização de backups dos dados, de forma que contemple a checagem quando a necessidade de restauração, bem como a extensão de retenção de midias internas e externas.
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Pergunta 20 de 35
20. Pergunta
Categoria: 4. Gestão da Informação4.5 Registros
A empresa possui atas de reunião das informações e suas respectivas tomadas de decisão.
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Pergunta 21 de 35
21. Pergunta
Categoria: 5. Gestão de Pessoas5.1 Estrutura Hierárquica e Definição de Competências
A empresa possui organograma estabelecido e divulgado, bem como a sua respectiva descrição dos cargos com a definição das responsabilidades e competências necessárias para cada função.
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Pergunta 22 de 35
22. Pergunta
Categoria: 5. Gestão de Pessoas5.2 Recrutamento e Seleção
A empresa possui uma política estabelecida quanto a definição dos critérios para recrutamento e seleção de pessoal, contemplando no mínimo: fontes de informações de candidatos, abertura de recrutamento interno e externo, entrevistas de avaliação com metodologia estabelecida.
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Pergunta 23 de 35
23. Pergunta
Categoria: 5. Gestão de Pessoas5.3 Capacitação e Desenvolvimento das Pessoas
A empresa possui sistemática para integração de novos funcionários, programa de capacitação com foco nas competências requeridas para o cargo e avaliação dos resultados das ações de Educação e Treinamento executadas.
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Pergunta 24 de 35
24. Pergunta
Categoria: 5. Gestão de Pessoas5.4 Programa de Remuneração
A empresa possui critérios estabelecidos para a definição de cargos e salários de forma que contemple os diferentes niveis hierárquicos, com sistemática de avaliação de desempenho periódica das competências requeridas.
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Pergunta 25 de 35
25. Pergunta
Categoria: 5. Gestão de Pessoas5.5 Acompanhamento Ocupacional
A empresa possui acompanhamento da saúde ocupacional dos profissionais, atendendo às obrigações legais trabalhistas (ver NR’s), bem como atuando com foco preventivo sistematizado por cronograma de ações.
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Pergunta 26 de 35
26. Pergunta
Categoria: 6. Gestão por Processos6.1 Abordagem dos Processos
A empresa possui uma abordagem macro dos processos, classificando-os em Estratégicos, Principais/primários, Apoio e Terceirizados.
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Pergunta 27 de 35
27. Pergunta
Categoria: 6. Gestão por Processos6.2 Mapeamento dos Processos
A empresa possui fluxogramas dos processos estabelecidos na abordagem.
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Pergunta 28 de 35
28. Pergunta
Categoria: 6. Gestão por Processos6.3 Interação entre os Processos
A empresa estabelece de forma documentada as interações entre os processos de forma que contemple as entradas dos fornecedores e as saídas para os clientes (internos e/ externos).
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Pergunta 29 de 35
29. Pergunta
Categoria: 6. Gestão por Processos6.4 Estruturação dos Padrões
A empresa possui uma estrutura de documentação que sustente a gestão por processos, tais como: Manual de Gestão (Nível Estratégico), Procedimentos de Gestão (Nível Tático), Instruções de Trabalho e Registros (Nível Operacional).
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Pergunta 30 de 35
30. Pergunta
Categoria: 6. Gestão por Processos6.5 Medição e Monitoramento dos Resultados
Os processos são medidos e monitorados periodicamente com indicadores sustentados por objetivos e metas, contendo análise dos dados e planos de ação decorrentes dos resultados estabelecidos.
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Pergunta 31 de 35
31. Pergunta
Categoria: 7. Resultados7.1 Resultados Econômicos Financeiros
E empresa realiza o acompanhamento dos resultados econômico financeiros de forma sistematizada, os quais apresentam tendência de melhoria.
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Pergunta 32 de 35
32. Pergunta
Categoria: 7. Resultados7.2 Resultados de Clientes e Mercado
E empresa realiza o acompanhamento dos resultados de clientes e de mercado de forma sistematizada, os quais apresentam tendência de melhoria.
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Pergunta 33 de 35
33. Pergunta
Categoria: 7. Resultados7.3 Resultados dos Processos
E empresa realiza o acompanhamento dos resultados dos processos de forma sistematizada, os quais apresentam tendência de melhoria.
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Pergunta 34 de 35
34. Pergunta
Categoria: 7. Resultados7.4 Resultados das Pessoas
E empresa realiza o acompanhamento dos resultados da gestão de pessoas de forma sistematizada, os quais apresentam tendência de melhoria.
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Pergunta 35 de 35
35. Pergunta
Categoria: 7. Resultados7.5 Resultados Sociais
E empresa realiza o acompanhamento dos resultados sócio ambientais (meio ambiente, resíduos, sustentabilidade, ações sociais..) de forma sistematizada, os quais apresentam tendência de melhoria.