Metodologia para Análises e Soluções de Problemas (Ferramentas da Qualidade)

Objetivo: Habilitar os participantes para o entendimento e utilização da metodologia de Análise e Solução de Problemas. Agregar conhecimentos que venham a facilitar a prática em relação a análise e solução dos problemas relacionados a tomada de ações corretivas e preventivas para o processo de obtenção/manutenção da certificação ISO9001.

Proporcionar ao participante competência para a melhoria contínua como forma de aprimorar as práticas de gestão e os padrões de trabalho em suas organizações.

Carga Horária: 12 horas

Programa

1. Introdução do MASP/PDCA – Melhoria Contínua

2. Definição do MASP

3. Integração do MASP / PDCA

4. Aplicação da metodologia (Etapas do Problema x Ferramentas da Qualidade)

5. Matriz GUT

6. Lista de Verificação

7. Diagrama de Pareto

8. Histograma

9. Brainstorming

10. Diagrama Seqüencial

11. Diagrama de Causa e Efeito

12. Técnica dos 5 Por Quês

13. Plano de Ação (5W2H)

14. Exercícios de aplicação com o uso da metodologia e das ferramentas da qualidade