Notícias

Lançada Oficialmente a ISO9001:2015

A ISO 9001:2015 acaba de ser publicada em 23/09/2015, informa o site oficial da ISO, em Genebra – Suíça. É a conclusão de mais de três anos de trabalhos de revisão que envolveram cerca de 95 países participantes e observadores, levando a norma a um novo estágio de adequação às necessidades e desafios atuais das organizações.

Com mais de 1,1 milhões de certificados emitidos mundialmente, a ISO 9001 ajuda as organizações a demonstrar aos seus clientes sua capacidade de oferecer, consistentemente, produtos e serviços de qualidade. Ela também serve como uma ferramenta para melhorar seus processos e torná-los cada vez mais eficazes. O Secretário Geral em exercício da ISO, Kelvin McKinley, explica: A ISO 9001 permite às organizações adaptarem-se a um mundo em mudança. Ela aperfeiçoa a habilidade das organizações de satisfazer seus clientes e promover um fundamento coerente para o crescimento e o sucesso sustentável“.

A ISO 9001:2015 traz importantes mudanças, as quais, Nigel Croft, chefe do subcomitê da ISO que desenvolveu e revisou a norma, refere-se como “Evolucionárias, mais do que revolucionárias. Estamos trazendo a norma, firmemente, para o século 21. As versões anteriores eram mais prescritivas, com muitos requisitos de procedimentos documentados e registros. Nas versões 2000 e 2008, nós focalizamos mais na gestão de processos, e menos na documentação” – ensinou.

E agora nós fomos um passo além, e a ISO 9001:2015 é ainda menos prescritiva e com foco no desempenho. Nós alcançamos isso pela combinação da abordagem de processos com o pensamento baseado em riscos, e aplicando o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) em todos os níveis da organização“.

Tendo em vista que as organizações, hoje em dia, terão várias normas implantadas, nós projetamos a versão 2015 para ser facilmente integrada com outros sistemas de gestão. A nova versão fornece, também, uma base sólida para normas de gestão da qualidade setoriais (automotiva, aeroespacial, indústria médica, etc), e leva em consideração a necessidade de organismos reguladores” – concluiu.

Com a chegada da tão esperada norma, Kevin McKinley afirma: “o mundo mudou e esta versão era necessária para refletir isso. A tecnologia está trazendo expectativas crescentes aos clientes e aos negócios. As barreiras ao comércio estão caindo devido às menores tarifas, mas também através de instrumentos estratégicos como normas internacionais. Temos visto uma tendência de formação de cadeias globais de fornecimento, mais complexas e que demandam ações integradas. Portanto, as organizações precisam operar de novas maneiras, e nossas normas de gestão da qualidade devem estar adequadas a essas expectativas. Eu estou confiante de que a versão 2015 da ISO 9001 vai ajudá-las a alcançar isso”. 

A norma foi desenvolvida pelo ISO/TC 176/SC2, cujo secretariado foi exercido pela BSI. membro da ISO pelo Reino Unido. “Este é um comitê muito importante para a ISO“, disse Kevin, “que tem liderado em termos de relevância global, impacto e utilização. Eu agradeço aos especialistas pelo seu grande esforço“.

A ISO 9001:2015 substitui as versões anteriores e os organismos de certificação terão três anos para migrarem os seus certificados para a nova versão.

A ISO 9000, que contém os conceitos e a linguagem usada na família de normas ISO 9000, também foi revisada e uma nova versão está disponível.

A QualiSul já esta com a sua equipe preparada para assessorar as empresas na transição e também na implementação desta nova versão da ISO9001, além disso, já estamos desenvolvendo capacitações para os nossos clientes e demais interessados com foco nas mudanças e no impacto perante o Sistema de Gestão da Qualidade.

Fonte: www.iso.org